1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages
  • África do Sul quer vencer pela segunda vez em casa

    Taça Africana de Nações 2013

    África do Sul quer vencer pela segunda vez em casa

    A África do Sul receberá os jogos do CAN 2013, porque os conflitos na Líbia impediram que o país árabe fosse sede do torneio. Assim, os "Bafana Bafana" voltam ao CAN sem terem participado da fase de qualificação. Devido ao Apartheid, a seleção ficou 20 anos banida do torneio. Os sul-africanos foram campeões do único CAN que sediaram, em 1996. Estão no Grupo A com Angola, Cabo Verde e Marrocos.

  • Zâmbia defende o título no CAN 2013

    Taça Africana de Nações 2013

    Zâmbia defende o título no CAN 2013

    Ninguém vai esquecer tão cedo da vitória dramática da seleção de Zâmbia frente à favorita Costa do Marfim na partida final do CAN em 2012. Depois de 120 minutos de equilíbrio, o jogo foi decidido nos tiros livres. Os "Chipolopolo" tentam o segundo título do CAN. A seleção está no Grupo C da competição com Nigéria, Burkina Faso e Etiópia.

  • Costa do Marfim não quer ser vice de novo

    Taça Africana de Nações 2013

    Costa do Marfim não quer ser vice de novo

    Os "Elefantes" são os atuais vice-campeões do torneio. Enfrentaram Senegal nos últimos confrontos da qualificação. Após ganhar a primeira partida por 4 a 2 em Abidjan, venciam o jogo de volta com dois golos de Didier Drogba quando a partida foi interrompido por confusão nas tribunas do estádio em Dacar. O Senegal foi desclassificado. A Costa do Marfim está no Grupo D com Tunísia, Argélia e Togo.

  • Angola: expectativa de boa campanha

    Taça Africana de Nações 2013

    Angola: expectativa de boa campanha

    Angola se classificou pela sétima vez para o CAN após a disputa que ficou conhecida como "Operação Zimbábue". Os "Palancas Negras" foram derrotados na primeira partida em Harare, por 3 a 1, e fizeram o placar que lhes interessava no segundo encontro, no Estádio Nacional de Luanda, que ficou pequeno para tanta alegria. O jogo terminou em 2 a 0. Os dois golos foram do atacante Manucho (foto).

  • Angola conta com a confiança dos torcedores

    Taça Africana de Nações 2013

    Angola conta com a confiança dos torcedores

    O uruguaio Gustavo Ferrín, selecionador de futebol dos "Palancas Negras", considerou "difícil" o grupo em que Angola ficou colocada na Taça das Nações Africanas. Ouvidos pela DW, torcedores angolanos demonstraram otimismo, classificando o grupo como "acessível". O time vai ter que mostrar bastante concentração nos confrontos com a anfitriã África do Sul, Marrocos e Cabo Verde, pelo grupo A.

  • Cabo Verde: a equipa que entrou para a história

    Taça Africana de Nações 2013

    Cabo Verde: a equipa que entrou para a história

    O povo cabo-verdiano tem motivos de sobra para se orgulhar de seus "Tubarões Azuis". A primeira qualificação de Cabo Verde para um campeonato internacional importante foi um momento histórico da seleção nacional. Ter que vencer a tradicional seleção de Camarões, não foi um desafio simples. Cabo Verde vai disputar o jogo de abertura do torneio de 2013 contra a África do Sul em Johanesburgo.

  • Lúcio Antunes comanda a campanha de Cabo Verde

    Taça Africana de Nações 2013

    Lúcio Antunes comanda a campanha de Cabo Verde

    Para o grupo comandado pelo selecionador Lúcio Antunes, foi o momento de fazer história, vencendo na Cidade Praia a seleção de Camarões por 2 a 0 e controlar os "Leões Indomáveis" em Yaoundé. Na segunda partida, Cabo Verde perdeu por 2 a 1, mas se apurou com o agregado de 3 a 2. Os "Tubarões Azuis" estão no Grupo A do CAN, um grupo bastante complicado, com Angola, África do Sul e Marrocos.

  • Gana tenta ser campeã pela quinta vez

    Taça Africana de Nações 2013

    Gana tenta ser campeã pela quinta vez

    Gana já foi campeã do CAN por quatro vezes (1963, 1965, 1978 e 1982), chegando à final em oito oportunidades. No torneio de 2010 disputado em Angola, perdeu a final para o Egito por 1 a 0. Desde 2008, tem figurado nas meias-finais da competição. Destaque da equipa é o médio do Olympique de Marseille, André Ayew (à direita na foto). Está no Grupo B com Mali, Níger e Republica Democrática do Congo.

  •  Nigéria vem sendo destaque nas últimas décadas

    Taça Africana de Nações 2013

    Nigéria vem sendo destaque nas últimas décadas

    As "Super Águias" têm currículo invejável. Chegaram à quinta posição no Ranking da FIFA em 1994, a melhor colocação de uma equipa africana na história. Desde então, os nigerianos participaram de todos os Mundiais. A seleção foi campeã do CAN duas vezes, em 1980 e 1994. Mais recentemente alcançou o terceiro lugar em 2002, 2004, 2006 e 2010. Está no Grupo C com Zâmbia, Burkina Faso e Etiópia.

  • Mali chega com força à África do Sul

    Taça Africana de Nações 2013

    Mali chega com força à África do Sul

    Politicamente o Mali vive um momento bastante difícil. Dentro das quatro linhas, a seleção se destaca pelo bom futebol. Chegou a ser vice-campeã no CAN de 1972. Conseguiu se classificar para a fase decisiva do torneio até 1994, quando disputou as meias-finais da competição, o que se repetiria mais duas vezes. Ficou em terceiro no CAN em 2012. A seleção está no Grupo B, com Gana, Níger e RD Congo.

  • Burkina Faso quer surpreender

    Taça Africana de Nações 2013

    Burkina Faso quer surpreender

    Burkina Faso não tem muita tradição no futebol. A melhor colocação da equipa no CAN foi em 1998, com um quarto lugar, jogando em casa. Desde 1996, porém, Burkina Faso tem figurado na fase decisiva da competição. A seleção conta com o atacante Moumouni Dagano (foto), que atua no Qatar no Al-Sailiya, como um dos destaques da equipa. A seleção está no Grupo C com Zâmbia, Nigéria e Etiópia.

  • Tunísia mostra crescimento nos últimos anos

    Taça Africana de Nações 2013

    Tunísia mostra crescimento nos últimos anos

    Os tunisinos se qualificaram para quatro Mundiais (1978, 1998, 2002 e 2006), mas nunca passaram da fase de grupos. Em 1978, entraram para a história como primeira seleção africana a vencer uma partida em um Mundial, batendo o México por 3 a 1. A seleção participou 15 vezes do CAN e conquistou o torneio em 2004, quando foi anfitriã. A Tunísia está no Grupo D com Costa do Marfim, Argélia e Togo.

  • Marrocos eliminou Moçambique e quer muito mais

    Taça Africana de Nações 2013

    Marrocos eliminou Moçambique e quer muito mais

    Os "Leões do Atlas" chegam ao CAN 2013 após uma vitória convincente sobre Moçambique em Marraquexe por 4 a 0. É a primeira equipa árabe e africana a concluir a fase de grupos de um Mundial como líder, em 1986. Na ocasião, enfrentou a Inglaterra, a Polónia e Portugal. Marrocos foi campeão do CAN em 1976 e da Copa das Nações Árabes em 2012. Está no Grupo A com Angola, Cabo Verde e África do Sul.

  • Níger espera confirmar o novo momento da equipa

    Taça Africana de Nações 2013

    Níger espera confirmar o novo momento da equipa

    A vitória sobre o Egito por 1 a 0, jogando em casa, pela fase de qualificação do CAN 2012 trouxe novos ares para o futebol do Níger. A equipa participou pela primeira vez da "fase quente" do CAN em 2012. Os "Menas", nome em hauçá para uma gazela nativa do país, tem como estrela o defesa Mohamed Chicoto (esq.), que joga no AS Marsa da Tunísia. Está no Grupo B com Gana, Mali e RD Congo.

  • Togo quer somente alegrias no CAN 2013

    Taça Africana de Nações 2013

    Togo quer somente alegrias no CAN 2013

    Foi em 2006 na Alemanha, que o futebol togolês teve a sua estreia num Mundial. Já participaram seis vezes num CAN. Em 2010, a seleção desistiu do CAN em Angola depois de um ataque contra o ônibus dos "Gaviões" pelas Forças de Libertação do Enclave de Cabinda. Três pessoas morreram e várias ficaram feridas. Em 2013 na África do Sul, o Togo estará no Grupo D, com Costa do Marfim, Tunísia e Argélia.

  • Etiópia terá um desafio gigante no Grupo C

    Taça Africana de Nações 2013

    Etiópia terá um desafio gigante no Grupo C

    Com menos de um ano de trabalho, o técnico Sewnet Bishaw colocou a Etiópia na fase quente do CAN. Faz 31 anos que os "Antílopes Walya" não participam do CAN. A seleção, porém, tem relevância por, juntamente com Egito e Sudão, ter participado da primeira edição da competição, em 1943. Os etíopes foram campeões do torneio em 1962, jogando em casa. Estão no Grupo C com Zâmbia, Nigéria e Burkina Faso.

  • RD Congo: os herdeiros de um futebol mágico

    Taça Africana de Nações 2013

    RD Congo: os herdeiros de um futebol mágico

    Em 1974, o antigo Zaire fez história no futebol mundial por ser a primeira seleção da África Subsaariana a se classificar para um Mundial. A seleção venceu por duas vezes o CAN, em 1968 e 1974, com uma geração de respeito no futebol mundial. Hoje, os clubes da República Democrática do Congo têm feito boas campanhas em competições internacionais. A seleção está no Grupo B com Gana, Mali e Níger.


    Autoria: Marcio Pessôa | Edição: Johannes Beck