1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Feedback

  • 270 votos para vencer

    Os estados decisivos

    270 votos para vencer

    Quando os americanos se dirigirem às urnas, em 06/11, todos os olhos se voltarão para os estados que decidem a eleição. Eles têm um papel crucial por não terem uma maioria clara para nenhum candidato. O total de votos eleitorais de cada estado varia de acordo com a sua população. Os candidatos devem ganhar pelo menos 270 votos para garantir a presidência. Os estados a seguir são decisivos.

  • New Hampshire

    Os estados decisivos

    New Hampshire

    Com uma taxa de desemprego abaixo da média nacional, o verdadeiro desafio em New Hampshire será conseguir se impor. As pesquisas mostram Obama e Romney numa corrida acirrada. Os dois têm feito comícios e aumentaram os gastos com propaganda. Apesar de ter um perfil independente, New Hampshire pode ser uma das melhores chances para Romney vencer um estado que perdeu para Obama em 2008.

  • Nevada

    Os estados decisivos

    Nevada

    A situação econômica em Nevada tem piorado gradativamente nos últimos quatro anos. O estado apresenta altos índices de desemprego e de retomada de casas por bancos. Ao lado da retomada econômica, a administração Obama tem focado nos investimentos em educação. O presidente conta com os votos dos jovens e dos hispânicos em Nevada. Mas uma grande população mórmon pode virar o jogo para Romney.

  • Iowa

    Os estados decisivos

    Iowa

    Os republicanos passaram meses atacando Obama durante a fase preparativa da campanha eleitoral, em Iowa, no começo do ano, o que baixou os índices do presidente no estado. Ambos os candidatos focam em questões ambientais e na criação de empregos, ainda mais por causa da seca do último verão. Os seis votos eleitorais de Iowa podem mudar o resultado da eleição.

  • Colorado

    Os estados decisivos

    Colorado

    As questões ambientais estão em voga neste estado seco e propício a incêndios. O fraturamento hidráulico, uma controversa técnica de perfuração, utiliza água e produtos químicos para extrair petróleo e gás natural. A grande quantidade de água usada no processo é um tema da campanha eleitoral. Obama venceu no Colorado em 2008 apesar da tendência republicana do estado. Mas, desta vez, será apertado.

  • Wisconsin

    Os estados decisivos

    Wisconsin

    Desde que as duas convenções nacionais terminaram, democratas e republicanos elevaram a propaganda em Wisconsin. Os democratas venceram por pouco no estado nas últimas seis eleições. Os índices de Romney melhoraram um pouco depois que ele escolheu o deputado Paul Ryan, natural de Wisconsin, para candidato a vice. Mas os dez votos do estado ainda estão indefinidos.

  • Virgínia

    Os estados decisivos

    Virgínia

    A Virgínia tem uma longa história com os presidentes – e não apenas por causa de sua proximidade com a capital, Washington DC. É o estado natal de oito ex-presidentes. Obama se tornou o primeiro candidato democrata à presidência a vencer na Virgínia em 44 anos, provando que a demografia política do estado mudou. Obama e Romney têm destinado tempo e dinheiro de suas campanhas lá.

  • Carolina do Norte

    Os estados decisivos

    Carolina do Norte

    Os democratas fizeram sua convenção nacional em Charlotte, na Carolina do Norte, em setembro. Uma ação calculada para aumentar o apoio neste estado historicamente de direita. Pesquisas recentes mostram que este estado sulista tem se movido para a esquerda, tornando-o imprevisível. Com 15 votos eleitorais na balança, a Carolina do Norte pode mudar o jogo.

  • Michigan

    Os estados decisivos

    Michigan

    Neste estado que pende para os democratas, só o que importa é a economia. Romney se opôs ao resgate da indústria automobilística pelo governo, fato que Obama usa contra ele. Detroit é a capital automobilística dos EUA e tem lutado para reconstruir seu legado. Romney nasceu e se criou em Michigan, onde seu pai também foi governador. Mas decisivas mesmo serão as questões econômicas.

  • Ohio

    Os estados decisivos

    Ohio

    Muitas fábricas de automóveis fecharam em Ohio nos últimos anos, o que gerou um alto índice de desemprego. Os residentes querem ouvir como os candidatos vão resgatar a economia e recolocar os empregos nos trilhos. Obama venceu o estado em 2008 e ganhou 18 importantes votos eleitorais. Nas últimas 12 eleições, quem venceu neste estado também conquistou a presidência.

  • Flórida

    Os estados decisivos

    Flórida

    A Flórida é, de longe, o estado mais disputado nas eleições americanas. A polêmica recontagem dos votos durante a corrida de 2000 entre George W. Bush e Al Gore solidificou a Flórida como um estado fundamental. Lá, eleitores hispânicos e judeus representam poderosas minorias com influência em tópicos como imigração e as relações EUA-Israel.

  • O decisivo estado do sol

    Os estados decisivos

    O decisivo estado do sol

    A Flórida oferece substanciais 29 votos eleitorais, com os quais o presidente Obama venceu em 2008. Mais de 17% dos residentes têm acima de 65 anos, o que coloca o sistema de saúde no centro da discussão – especialmente por causa do Medicare. A Flórida, conhecida como "o estado da luz do sol", será um grande campo de batalha para os dois candidatos.


    Autoria: Holly Cooper (ro) | Edição: Alexandre Schossler

Sombras do passado

A memória do triste episódio das ditaduras militares é tratada diferentemente na América Latina.

  • Luta em cada esquina

    Síria esfacelada

    Luta em cada esquina

    Há meses a maior cidade da Síria, Aleppo, se tornou um campo de batalha, encurralada entre as forças rebeldes e do governo. Estas fotos, feitas em Aleppo e cidades próximas pelo fotojornalista Daniel Etter em julho e agosto deste ano, contam uma história de violência, sofrimento e esperança.

  • Pais em luto

    Síria esfacelada

    Pais em luto

    Fatima Akramah e a família velam o filho Habib Atta Hassan Akramah na cidade de Marea, ao sul de Aleppo. Ele teria sido preso, torturado e morto por uma milícia pró-governo.

  • Vitória temporária

    Síria esfacelada

    Vitória temporária

    A batalha pela cidade de Asas, ao norte de Aleppo, durou várias semanas. Ela terminou com 60 soldados do governo encurralados dentro desta mesquita, em um cerco que levou 10 dias. Depois de dominarem a mesquita, os rebeldes partiram em direção a Aleppo.

  • Sobrecarregados

    Síria esfacelada

    Sobrecarregados

    Familiares e vizinhos enterram Habib Atta Hassan Akramah. Os coveiros de Marea têm se mantido ocupados: eles começam a cavar as sepulturas antes mesmo de as pessoas morrerem.

  • A vida em uma sala de aula

    Síria esfacelada

    A vida em uma sala de aula

    Esta jovem mãe encontrou abrigo em uma escola na cidade de Asas, junto com outras centenas de refugiados. A fronteira turca não fica muito longe dali. Cerca de 100 mil sírios já fugiram para a Turquia.

  • Escrito com sangue

    Síria esfacelada

    Escrito com sangue

    Um assistente de padeiro tatuou um retrato da família Assad em seu peito. Quando os rebeldes tomaram Aleppo, ele cortou os desenhos da própria pele e chorou: "Eu derramo meu sangue pelo Exército Livre da Síria".

  • Forasteiros

    Síria esfacelada

    Forasteiros

    Rebeldes fazem uma pausa para descanso durante uma batalha nas ruas de Aleppo. A maioria dos combatentes da oposição vem de áreas rurais, e os habitantes das cidades mostram desconfiança em relação a este exército de soldados desertores, fazendeiros e motoristas de caminhão.

  • Na linha de frente

    Síria esfacelada

    Na linha de frente

    Hajji Marea, de 33 anos, é comandante do exército rebelde na batalha por Aleppo. Antes da guerra civil, ele era comerciante de sementes. A escola que funcionava como quartel-general quando a foto foi feita foi destruída por um ataque aéreo alguns dias depois.

  • Nas mãos dos rebeldes

    Síria esfacelada

    Nas mãos dos rebeldes

    Prisioneiros dos rebeldes rezam dentro de uma cela improvisada em uma escola. Os carcereiros afirmam que querem agir melhor do que os guardas do regime de Assad e dizem que os capturados serão julgados. Mesmo assim, alguns deles apresentam claros sinais de abuso físico.

  • Luta desigual

    Síria esfacelada

    Luta desigual

    Os rebeldes lutam com fuzis Kalashnikov e lança-granadas contra tanques, helicópteros e caças do governo. É uma batalha desigual, mas eles têm conseguido se manter no comando de uma parte substancial de Aleppo. A região do quarteirão Salahaddin enfrentou as lutas mais sangrentas.

  • De olho no céu

    Síria esfacelada

    De olho no céu

    Duas crianças vigiam, com medo, os caças que cruzam o céu da sacada de seu apartamento escuro em Aleppo. Os pilotos disparam com frequência em direção às ruas, aparentemente a esmo.

  • Hospitais sob fogo

    Síria esfacelada

    Hospitais sob fogo

    Os hospitais na parte dominada por rebeldes em Aleppo são atacados por caças quase todos os dias. Os medicos só atendem os feridos em quartos manchados de sangue no andar térreo, onde correm menos riscos de serem atingidos.

  • Avaliação de danos

    Síria esfacelada

    Avaliação de danos

    Foguetes atirados por caças do governo atingem prédios residenciais todos os dias. Na foto, habitantes de um apartamento no distrito de Al-Shaar examinam os destroços de sua casa.

  • Longe da guerra

    Síria esfacelada

    Longe da guerra

    Enquanto mais uma batalha ocorre a apenas algumas quadras dali, estes garotos aproveitam a tarde de sol na piscina. Dias depois, o local foi atingido por um caça. Naquele momento, felizmente, a piscina estava vazia.

  • Jogos de Guerra

    Síria esfacelada

    Jogos de Guerra

    Um garoto na cidade de Asas, ao norte de Aleppo, pendura-se no canhão de um tanque. Mais tarde, 40 civis morreram quando uma bomba lançada por um caça atingiu um local próximo de onde esta foto foi feita.


    Autoria: Daniel Etter (ra) | Edição: Francis França