1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Feedback

  • Pesquisadores e ativistas da paz

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Pesquisadores e ativistas da paz

    Quem ganha um Prêmio Nobel entra nos livros de história. Mesmo químicos ou físicos antes desconhecidos se tornam celebridades com a honraria. Desde 1901, os prêmios homenageiam também importantes conquistas nos campos da literatura, medicina e paz. A área da economia foi incorporada em 1969. Estes são os premiados de 2012:

  • Paz: União Europeia

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Paz: União Europeia

    Os países europeus estiveram por muito tempo envolvidos em conflitos e inimizades. Só após a Segunda Guerra Mundial, os antigos inimigos começaram a se unir para formar uma comunidade forte. A Berlim reunificada (aqui vê-se a torre de TV da cidade) é um poderoso símbolo de paz entre Europa oriental e ocidental. O comitê do Nobel considera todos os cidadãos da UE ganhadores do prêmio.

  • Literatura: Mo Yan

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Literatura: Mo Yan

    Um jantar em família. Assim Mo Yan comemorou seu Nobel. Filho de agricultores, abandonou a escola cedo. Com cerca de 30 anos, chamou a atenção com o livro "Red Sorghum" ("Sorgo vermelho", em tradução livre). Mo Yan, cujo nome real é Guan Moye, se diz influenciado por William Faulkner e sábios chineses. Seu nome artístico significa "não fale". Críticos o acusam de ser leal demais ao regime chinês.

  • Química: Robert Lefkowitz

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Química: Robert Lefkowitz

    Pai de cinco crianças, casado, brincalhão e especialista em receptores acoplados à proteína G. Bob Lefkowitz sabe cativar e motivar seus interlocutores. Colegas o descrevem como uma pessoa carismática e aberta. No final dos anos 1960, o nova-iorquino e sua equipe detectaram vários receptores nas células, descobrindo como elas se comunicam umas com as outras.

  • Química: Brian Kobilka

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Química: Brian Kobilka

    Kobilka é modesto, tímido e não gosta de publicidade. Filho de um padeiro, nascido no estado norte-americano de Minnesota, ele se diz uma pessoa pouco interessante. Kobilka era estagiário do laboratório de Lefkowitz responsável pela realização dos experimentos. Suas descobertas ajudam a tratar as doenças clássicas mais comuns.

  • Física: Serge Haroche

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Física: Serge Haroche

    Pintor, fã de ópera e caçador de fótons. O francês Serge Haroche, nascido em 1944 em Casablanca, conquistou o mundo da física em Paris. Por décadas, construiu com sua equipe um aparelho que iria lançar luz sobre os mistérios da mecânica quântica. O equipamento captura fótons individualmente, que podem, assim, ser melhor estudados. Isso pode revolucionar o desenvolvimento de computadores.

  • Física: David Wineland

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Física: David Wineland

    Assim como Serge Haroche captura fótons, David Wineland caça átomos. O pesquisador, cujo local de trabalho fica em Boulder, no sopé do Parque Nacional das Montanhas Rochosas (EUA), desenvolve relógios atômicos cada vez mais precisos. Ao mesmo tempo, ele fornece as bases para pesquisas sobre computadores quânticos, que um dia podem vir a superar de longe a potência dos computadores convencionais.

  • Medicina: John Gurdon

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Medicina: John Gurdon

    Desde 1995, John Gurdon é um "Sir", um cavaleiro britânico. Mas teve que esperar muito por um Prêmio Nobel. Há quase 50 anos, Gurdon, que hoje tem 79, foi um pioneiro das pesquisas sobre clonagem de animais. Naquela época, ele fazia experiências com células de sapos, conseguindo programá-las para que retornem a seu estado original, contradizendo as teorias em voga na época.

  • Medicina: Shinya Yamanaka

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Medicina: Shinya Yamanaka

    Quando John Gurdon publicou suas experiências com rãs, Shinya Yamakana tinha acabado de nascer. Ele desenvolveu suas pesquisas a partir do conhecimento obtido por Gurdon, fazendo células humanas maduras retroagirem ao estado de células-tronco. Colegas o descrevem como persistente, modesto, mas também corajoso. Seu grande objetivo é conseguir realmente ajudar pessoas doentes.

  • Economia: Alvin E. Roth

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Economia: Alvin E. Roth

    Criado em 1968 pelo Sveriges Riksbank, o prêmio de Economia é dado pelo órgão financeiro e não pela Fundação Nobel. Por isso, não é tido como um legítimo Nobel, apesar de os vencedores serem escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia. Alvin E. Roth, economista da Universidade Harvard comemorou mesmo assim. Ele foi homenageado por sua pesquisa sobre a teoria dos jogos.

  • Economia: Lloyd S. Shapley

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Economia: Lloyd S. Shapley

    Agora com 89 anos, Lloyd S. Shapley decodificou mensagens de rádio inimigas durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, o americano desenvolveu um algoritmo matemático. Foi essa a base usada por Alvin E. Roth para criar sua teoria dos jogos. Assim, ele conseguiu mostrar como hospitais podem achar médicos apropriados ou estudantes, a universidade certa.

  • Cerimônia de premiação

    Ganhadores do Prêmio Nobel de 2012

    Cerimônia de premiação

    Os prêmios Nobel são concedidos anualmente no aniversário de seu criador, Alfred Nobel, dia 10 de dezembro. O Prêmio Nobel da Paz é concedido em Oslo. Todos os outros são entregues em Estocolmo pelo rei da Suécia.


    Autoria: Klaus Jansen (md) | Edição: Francis França

Aprender alemão

Palavra da semana

Conheça expressões curiosas ou divertidas da língua alemã

Entenda a Alemanha

A vida social, a estrutura política, a história e a cultura do país

DW Brasil no Twitter

Nossos 140 caracteres dizem tudo o que você precisa saber