1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages
  • Viagem a um país jovem

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Viagem a um país jovem

    O Chade é frequentemente conotado com pobreza, instabilidade e violência. Mas por trás desses "clichés" existe uma realidade bem diversa: uma imensa riqueza que vai muito além do "boom" do petróleo. O país é ainda um dos mais pobres do mundo, mas uma coisa é certa: vale a pena descobrir as suas riquezas.

  • Tempo universal no planalto

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Tempo universal no planalto

    O "Planalto de Ennedi" é um deserto de arenito no nordeste do país: aqui o mundo parece ter parado no tempo. O ritmo dos homens e dos animais adapta-se ao ritmo da própria natureza, em todos os aspetos da vida. Aqui não há pressa, aqui não se contam os minutos. O tempo passa de forma natural, a uma velocidade diferente. Mas a vida das pessoas é sempre uma vida preenchida.

  • Peritos na arte de sobreviver

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Peritos na arte de sobreviver

    Kalait é uma pequena localidade comercial, a última antes de se entrar no enorme deserto, no norte do Chade. O Saará é assim: tempo seco e quente, frequentemente com temperaturas de mais de 50 graus centígrados. As condições não são as melhores, mas há criaturas que continuam a resistir às adversidades do deserto.

  • Fonte da vida

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Fonte da vida

    Chegar ao Guelta de Archei é apenas possível recorrendo ao melhor meio de transporte do Saará: o camelo. A alternativa é um carro todo o terreno. Esta é a mais conhecida nascente natural de água em todo o planalto de Ennedi. No passado remoto, esta zona chegou a ser muito mais verde e habitat para milhares de crocodilos, dos quais resistem apenas meia dúzia.

  • Manadas em movimento

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Manadas em movimento

    O Chade é habitado por pessoas, é certo. Mas existem muito mais cabeças de gado, camelos, cabras e ovelhas. Os animais são sinónimo de riqueza e moeda de troca para o chadianos. As manadas podem ser observadas um pouco por todo o lado: junto a fontes e pequenos lagos, a mercados e nas ruas das localidades.

  • Terrenos férteis

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Terrenos férteis

    Na planície de Logone, no sul do Chade, é cultivado arroz, um dos cereais base para a alimentação dos chadianos. A plantação e colheita são feitas sem máquinas, recorrendo a mão de obra local. Aqui, nas margens do segundo maior rio do país, são produzidas anualmente cerca de 150.000 toneladas de arroz.

  • Ouro branco

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Ouro branco

    O algodão continua a ser o produto de exportação mais importante do Chade. A empresa pública "Coton Tchad" compra a matéria prima aos produtores e organiza a sua exportação. Apesar do "boom" do petróleo os chadianos no sul do país continuam conscientes da importância do algodão. Os mais críticos dizem, no entanto, que o algodão cria monoculturas e situações de dependência económica.

  • Conexão com a terra natal

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Conexão com a terra natal

    A aldeia de Gaoui fica a apenas dez quilómetros da capital de N'Djamena. Trata-se de uma localidade muito tradicional com uma população muito homogénea em termos étnicos e linguísticos. Muitos chadianos naturais de Gaoui mantêm ligações estreitas com sua terra natal, mesmo quando - por motivos económicos - tiveram que abandoná-la.

  • Trabalhos agrícolas

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Trabalhos agrícolas

    Em Biltine, pequena cidade no leste do país, as famílias cultivam pequenos terrenos que servem à sua subsistência. Os trabalhos são feitos à mão e sempre compartilhados por mulheres de diferentes famílias. A interajuda é muito comum e necessária.

  • Dia de mercado

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Dia de mercado

    No mercado de Abéché comercializa-se de tudo um pouco: milho, mandioca, arroz, feijão, bananas, papaias. Abéché situa-se junto à fronteira com o Sudão e é um dos mais importantes centros de comércio da região do Sahel.

  • Sapiência da vida

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    Sapiência da vida

    A esperança de vida média, no Chade, é de apenas 48 anos. O respeito pelos mais velhos é ainda um valor muito importante na sociedade do Chade. São os mais velhos que suportam, por exemplo, o sistema de justiça tradicional. E são eles também que asseguram a difusão de estórias ancestrais na tradição oral.

  • As gerações do futuro

    Chade – país com riquezas desconhecidas

    As gerações do futuro

    O Chade é um país jovem: a idade média da população é de apenas 16,3 anos. Os chadianos consideram as crianças uma grande riqueza. Estas crianças foram fotografadas perto da cidade de Gagal, no sudeste do país. Elas constituem um grande potencial para o futuro e são fonte de criatividade. Esse potencial tem que ser aproveitado, dizem unanimemente o dirigentes do Chade.


    Autoria: Albrecht Harder / António Cascais | Edição: Johannes Beck