1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Feedback

  • Curiosity em ação

    Viagem ao planeta vermelho

    Curiosity em ação

    Este é o Curiosity – ou pelo menos uma parte dele –, o robô de exploração enviado recentemente pela Nasa a Marte. Há mais de 40 dias, o dispositivo movimenta-se pelo planeta vermelho. O objetivo é investigar se Marte possui ou possuiu no passado condições para abrigar a vida.

  • Primeira parada

    Viagem ao planeta vermelho

    Primeira parada

    Até o momento, o robô andou cerca de 250 metros em Marte. Durante toda a missão, serão percorridos entre cinco e 20 quilômetros. A primeira parada é Glenelg (foto). Ali serão realizados os testes com os braços mecânicos do Curiosity, utilizados para recolher amostras.

  • Pedra batizada

    Viagem ao planeta vermelho

    Pedra batizada

    No 43º dia de missão do Curiosity, sua jornada terminou diante de uma pedra em forma de pirâmide, com 40 centímetros de altura. A formação rochosa foi batizada de "Jake Matijevic" – em homenagem ao engenheiro-chefe da missão a Marte, que morreu recentemente.

  • Sobre seis rodas

    Viagem ao planeta vermelho

    Sobre seis rodas

    O jipe de seis rodas – com cerca de 900 quilos e alimentado por painéis solares e um gerador termoelétrico de radioisótopos – move-se lentamente sobre a areia vermelha. Na foto, veem-se as rodas esquerdas e, ao fundo, o monte Sharp.

  • Autorretrato

    Viagem ao planeta vermelho

    Autorretrato

    O Curiosity é equipado com computadores, antenas, transponders, câmeras e braços mecânicos. A manutenção fica a cargo do próprio robô, que também tira autorretratos de tempos em tempos e os envia à Terra.

  • Olho móvel

    Viagem ao planeta vermelho

    Olho móvel

    Uma das câmeras está posicionada na extremidade deste braço mecânico. O nome dela é Mars Hand Lens Imager (Mahli). Trata-se de uma espécie de microscópio que, levado pelo braço do robô para perto dos objetos, examina pequenas estruturas.

  • Eclipse solar

    Viagem ao planeta vermelho

    Eclipse solar

    Outra câmera, localizada em um mastro sobre o robô, captou esta imagem há poucos dias. A Fobos – uma das duas luas de Marte – colocou-se diante do Sol, provocando um eclipse solar parcial.

  • Ano marciano

    Viagem ao planeta vermelho

    Ano marciano

    A previsão é de que a missão custe 2,5 bilhões de dólares e, a princípio, dure 687 dias – o que corresponde a um ano em Marte.


    Autoria: Andreas Sten-Ziemons (lpf) | Edição: Francis França