> Televisão

TVI

A TVI é o principal canal de televisão em Portugal e líder absoluta de audiências desde 2005. A TVI foi o segundo canal privado português a ser lançado, em 1993.

A TVI tem mantido um posicionamento e uma linha estratégica de programação consistentes ao longo dos anos – um canal generalista com uma amplitude muito grande de géneros televisivos, com um posicionamento dinâmico, independente, inovador e popular. No âmbito desta estratégia, é dada prioridade à produção nacional, sustentada sobretudo em ficção (novelas, series, minisséries e telefilmes), e ao entretenimento, géneros complementados com o desporto e programação internacional, baseada em grande cinema e séries de referência. Tudo isto sem esquecer a informação, uma marca de referência na programação da TVI.

Ao nível da ficção nacional e contando já com 50 novelas e 17 séries em 11 anos, a oferta TVI tem sido de forma consistente líder no horário nobre.

O ano de 2011 foi um ano de renovação da oferta informativa da TVI, tendo os principais espaços noticiosos registado excelentes performances. A informação da TVI pauta-se pelo rigor e seriedade no tratamento dos assuntos mais relevantes da vida nacional e internacional. Na grande investigação jornalística, o “Repórter TVI” é a grande referência da audiência deste género informativo.

Os principais programas de entretenimento da TVI são também líderes nos seus horários, seja nas manhã e tardes de 2ª a 6ªf ou nos domingos à noite, tendo o reality show “Casa dos Segredos”, um dos grandes fenómenos televisivos de 2011, sido líder indiscutível de audiências ao longo de todas as emissões. Estreado em 2012 e já na sua segunda edição, o programa “A Tua Cara não me é Estranha” tem igualmente batido sucessivos recordes de audiências aos domingos à noite.

A TVI reforçou em 2011 a sua capacidade de produção e desenvolvimento de conteúdos próprios de qualidade e inovadores, bem como a sua aposta no lançamento de novos meios de interação e contato com os espetadores, tais como canal interativo do “Secret Story II – Casa dos Segredos” ou a app da TVI24, a primeira app de informação de um canal de notícias, que encabeçou rapidamente o ranking nacional com um sólido e sustentado primeiro lugar.

O conjunto de sites da TVI, ultrapassou em 2011 os 13 milhões de visitas/mês, permitindo à TVI manter o primeiro lugar em sites de televisão. No que respeita ao vídeo consumido online, os sites da TVI contaram com mais de 62 milhões de visualizações. Nas redes sociais o cenário é o mesmo, sendo a TVI líder incontestável no universo das televisões nacionais, com mais de 20 páginas geridas diariamente no Facebook, que contam no seu total com mais de 1.300.000 fãs.

TVI24

Ao longo de 2011, mas sobretudo na segunda metade, este canal de informação 24 horas por dia, com distribuição em Portugal na rede de cabo e IPTV e em África, para Angola, Moçambique e Cabo Verde, aumentou a sua importância qualitativa nos consumidores portugueses, ao obter diariamente um contacto superior a 700 mil espetadores e uma quota de 16,5% no total do dia, considerando o universo dos canais de notícias produzidos em Portugal. Esta quota de audiência da TVI24 sobe para 19,8% quando observado o período nobre de consumo (das 20 às 24 horas).

No grupo dos programas mais vistos do ano destacaram-se “Olhos nos Olhos”, lançado em 2011, apresentado por Judite de Sousa e com a presença de Medina Carreira (86.000) e os programas de desporto “Prolongamento” e “Mais Futebol”, que mantiveram forte preferência do público.

TVI Internacional

Desde maio de 2010 o melhor da programação da TVI e da TVI24 passou a estar disponível em Andorra, Angola, Moçambique e em Cabo Verde através da TVI Internacional, um canal de cariz generalista, criado com o objetivo de apresentar uma proposta Portuguesa de conteúdos de ficção, entretenimento e informação, não descurando as especificidades próprias de cada mercado/país na sua área de cobertura. Com uma progressão cautelosa e segura, no balanço mais recente a TVI Internacional tem, no final de 2011, um número de assinantes superior à centena de milhar.

TVI Ficção

Lançado em outubro de 2012, o TVI Ficção alia o melhor dos conteúdos de ficção da TVI com as novas soluções interativas da plataforma MEO (onde é distribuido em exclusivo), aumentando os níveis de interação junto do público e oferecendo aos espectadores e clientes MEO o acesso a serviços exclusivos. Este canal é resultado do caminho que tem sido traçado pela TVI e pela Plural, que deu origem a uma verdadeira indústria de produção de conteúdos ficcionados para televisão, que emprega centenas de profissionais (autores, realizadores, atores, técnicos, cenógrafos, músicos) e contribui para a afirmação dos valores essenciais da cultura e língua portuguesas.

No TVI Ficção destaca-se a possibilidade de compra antecipada de episódios de novelas, a escolha de finais alternativos para as novelas em cada momento no ar na TVI generalista, biografias e entrevistas exclusivas dos atores da TVI, um talk show diário, vídeos de bastidores, culinária servida por atores conhecidos dos portugueses, música e alguns êxitos que fazem parte da história da ficção em Portugal, como Meu Amor, Anjo Selvagem, Super Pai, a série de época Equador, além de telefilmes e séries de sucesso.