> A Media Capital Digital

O crescimento do mercado online em Portugal tem sido – à semelhança do que acontece um pouco por todo o Mundo – exponencial, não só no número de internautas e respetiva taxa de penetração da Internet nos lares Portugueses, como também na utilização crescente dos meios digitais para a divulgação de empresas, marcas, produtos e/ou serviços. Particular destaque deve ser dado às redes sociais (segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” realizado pela Marktest Consulting, 3 milhões de portugueses acedem a sites de redes sociais) e ao mobile (segundo os resultados mais recentes do Barómetro de Telecomunicações da Marktest a taxa de penetração de telemóvel em Portugal é de 92%, contabilizando-se m dezembro de 2011 8.537 mil indivíduos com posse ou utilização de telemóvel) que têm vindo a assumir uma importância crescente no panorama digital, o que fica demonstrado também pela aumento nas vendas de “tablets” e no “boom” das apps.

Dada, igualmente, a forte recetividade das empresas a esta realidade, esta é uma tendência que a MCD não pode deixar de acompanhar e explorar.

Estamos portanto perante um canal de comunicação que se prevê que continue a conquistar quota de mercado aos meios tradicionais, e que está a conduzir a uma mudança de comportamentos por parte dos consumidores, que abandonam a postura passiva para passarem a ser elemento ativos na produção e consumo de conteúdos, ditando modas, tendências e influenciando a forma como se veem as marcas. O grande desafio para as empresas será precisamente utilizar todo o potencial deste meio e, com novas abordagens e técnicas, chegar aos seus utilizadores/consumidores de forma rápida e eficaz.

Com estes dados, investir em marketing digital em 2012 deixou de ser uma questão de se (vale a pena), quando ou quanto, mas sim de como o fazer.

A Média Capital Digital

Considerando o cenário acima descrito, a atividade da MCD manterá o seu enfoque em 2 áreas distintas:

Media Digital, onde tem disputado o mercado de publicidade na Internet com os principais sites nacionais e internacionais. A MCD apresenta-se com uma oferta consistente e multiplataformas, com propostas de publicidade que integram TV, Online e mobile, com particular enfoque para este último com o lançamento em fevereiro de 2011 de aplicações do Maisfutebol e TVI24 para tablets e móveis, em diferentes plataformas tais como Apple, Android e Nokia, com resultados muito positivos (150.000 downloads a dezembro de 2011). 2011 ficou marcado também por uma forte aposta no vídeo que registou um crescimento sem precedente: a MCD conta atualmente com cerca de 4 milhões de visualizações de vídeos por mês cobrindo várias áreas de conteúdos desde o entretenimento, desporto à informação. A oferta da MCD pautou-se por características inovadoras nesta frente, optando por apostar na diferenciação de conteúdos de vídeo, cada vez mais procurados pelos utilizadores. A MCD marca presença também nas redes sociais, não só através das suas marcas como também em campanhas integradas com os anunciantes que cada vez mais optam por promover os seus produtos e serviços por esta via.

Serviços para o mercado empresarial, através da empresa IOL Negócios que promove a presença na Internet de mais de 2.200 empresas, prestando serviços na área de classificados online, Diretório de Empresas e produção de sites para a internet. O ano de 2011 fica marcado pelo lançamento de um novo projeto de e-commerce, o site de compras coletivas Planeo. a MCD vê assim reforçada a sua presença numa área com enorme potencial de crescimento, não só pela cada vez maior acessibilidade e segurança das plataformas, mas também pelo enorme sucesso que os sites de compras coletivas têm verificado a nível mundial.