Home \ Notícias \ Família Guedes compra acções de Berardo na Sogrape

António Falcão

Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012 às 11:59
O Comendador Joe Berardo chegou a acordo com a família Guedes para a venda de 32% do capital que detinha na maior empresa vínica portuguesa.

Há alguns anos, Joe Berardo adquiriu à família Carmo cerca de 32% das acções que esta família possuía no capital da Sogrape, a maior empresa do sector vinícola em Portugal. Para tal terá gasto dezenas de milhões de euros (algumas fontes indicam 50 milhões, outras 80 milhões).
Não é segredo que esta atitude nunca foi bem vista por parte dos outros accionistas da Sogrape (leia-se família Guedes), que passaram a ter um concorrente (Joe Berardo é o principal acionista da Bacalhôa Vinhos) dentro 'de portas'. Salvador Guedes, o administrador executivo da Sogrape, colocou mesmo em tribunal uma acção tentando excluir Berardo do capital social da empresa. Em 2010 o tribunal de Gaia decidiu a favor de Joe Berardo. Apesar da disputa, o comendador mostrou-se conciliador, dizendo que iria privilegiar a negociação com os outros accionistas da Sogrape. Ontem, as duas partes chegaram finalmente a acordo. Não foi divulgado o montante do negócio. O final do curto comunicado de imprensa emitido pela Sogrape diz que “este acordo põe um termo a todas as questões judiciais pendentes entre as partes, criando condições para que quer a Sogrape, quer a Bacalhôa continuem as suas rotas de crescimento de acordo com os respetivos planos de desenvolvimento. Este acordo servirá também para melhorar o bom relacionamento institucional entre os dois grupos”.