Ler a última notícia

Louçã exige demissão do primeiro-ministro

Líder do Bloco de Esquerda diz que quem ganha 900 euros vai pagar mais IRS do que quem ganha um milhão em mais-valias

Por: Redacção / Rita Leça  |  4- 10- 2012  10: 50

Francisco Louçã (Tiago Petinga/Lusa)

Relacionados

O líder do Bloco de Esquerda apontou o dedo às promessas eleitorais do PSD e CDS, de que «não aumentariam impostos e baixariam impostos aos trabalhadores e empresas», enumerando mesmo as páginas do panfleto eleitoral dos dois partidos, para justificar a «demissão» que considera necessária do atual Governo.

Veja e comente o debate das moções de #censura EM DIRETO

«Este é um colossal aumento de impostos e presta-se, agora, ao confisco de mais um mês de salário aos trabalhadores do setor privado e mais de dois salários para funcionários públicos e pensionistas», criticou Francisco Louçã, classificando que a substituição das alterações à TSU pelo aumento do IRS «é um logro e abuso de poder».

Louçã apontou o dedo ao que considera ser «uma cornucópia de truques orçamentais» e «trafulhice orçamental» e citou mesmo Paulo Portas quando, criticando as políticas do governo de José Sócrates, classificou as medidas como um «bombardeamento fiscal». Agora foi a vez de Louçã usar o mesmo termo para atacar as políticas da equipa de Passos Coelho.

«Há 922 desempregados por dia. E vão atrás dos salários, empregos, filhos, da saúde. Violaram todos os contratos democráticos. Merecem ser demitidos».

Neste sentido, o líder do BE acusou Passos Coelho de se «esconder atrás do ministro das finanças», perante «o maior aumento de impostos de sempre», adiantando: «E foi preciso uma censura para o trazer ao Parlamento».

Francisco Louçã disse, ainda, que «este Governo é mascote da senhora Merkel», constituído por uma «coligação de ministros em guerra» e com políticas «que ninguém acredita que vão resultar».

E sobre o reescalonamento do IRS e a criação de uma sobretaxa deste imposto, Francisco Louçã criticou que «o Governo não consegue apresentar nenhuma medida sobre o rendimento de capital» e deu um exemplo concreto: Quem tem um salário acima de 900 euros líquidos, vai paga mais IRS do que quem ganha 1 milhão de euros nas transações financeiras.

«Arrasar Portugal não é solução para país», rematou o líder dos bloquistas.

Jerónimo de Sousa: «Não há luz ao fundo do túnel, nem túnel»

Seguro exige pedido de desculpas de Passos

Passos pede alternativas aos que vivem «num país imaginário»

Estamos no Facebookmais aqui

Programação - Semana de 4 de Outubro a 10 de Outubro

Toda a programação »

Media Capital | Prisa Media Capital Prisa