MotoGP: Stoner «resistiu» a Lorenzo em Jerez

Australiano resistiu à pressão do espanhol para conquistar a primeira vitória na temporada no MotoGP
30/04/2012 em Motos Desporto

votar:
0
Obrigado!
Já votou!

O australiano Casey Stoner (Honda) resistiu à pressão do espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) e alcançou a sua primeira vitória da temporada na defesa do título mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Espanha, disputado em Jerez de la Frontera.

Após a corrida em Jerez, Lorenzo, vencedor no Qatar, continua a ser o líder do Campeonato do Mundo, mas agora com apenas quatro pontos de vantagem sobre o Stoner, a uma semana do Grande Prémio de Portugal, no Estoril.

Stoner completou as 27 voltas em 45.33,897, cruzando a meta com nove décimas de segundo de avanço sobre Lorenzo, que obrigou o australiano a estar sempre alerta, enquanto o espanhol Dani Pedrosa (Honda) foi terceiro, a dois segundos.

Na partida, Pedrosa surpreendeu Lorenzo, detentor da “pole”, e chegou à primeira curva na frente, com o norte-americano Nicky Hayden (Ducati) em terceiro, mas bastaram duas voltas para tudo mudar radicalmente, por ação do campeão do Mundo, que largou da quinta posição e, num ápice, superou Pedrosa, Lorenzo e Hayden.

A situação de corrida estabilizou com o australiano na cabeça, sempre a suster as investidas de Lorenzo, e Pedrosa a fixar-se definitivamente no terceiro lugar, apesar da réplica do britânico Cal Crutchlow (Yamaha), que viria a terminar em quarto.

O quarteto da frente deixou um enorme fosso atrás de si, já que o quinto classificado, o italiano Andrea Dovizioso (Yamaha), cruzou a linha 18 segundos depois do vencedor.

O «top 10» contou ainda com Stefan Bradl, Nicky Hayden, Valentino Rossi e Hector Barberá.

Em Moto2, a vitória foi para o espanhol Pol Espargaró (Kalex) numa corrida que foi encurtada pela direção, assim que apareceu a chuva à 17.ª volta, já com dois terços de prova disputados. Segundo classificado, o espanhol Marc Márquez (Suter) continua a liderar o Mundial.

O italiano Romano Fenati (FTR Honda) foi o vencedor em Moto3 e assumiu a liderança do Mundial, numa corrida marcada por inúmeras quedas desde o início, devido ao piso molhado, nomeadamente do português Miguel Oliveira, que caiu à quarta volta, quando liderava.

Classificação Grande Prémio de Espanha (MotoGP):

1. Casey Stoner (Honda), 45m33,897s
2. Jorge Lorenzo (Yamaha), a 0,947s
3. Dani Pedrosa (Honda), a 2,063s
4. Cal Crutchlow (Yamaha Tech 3), a 2,465s
5. Andrea Dovizioso (Yamaha Tech 3), a 18,100s
6. Alvaro Bautista (Gresini Honda), 21,395s
7. Stefan Bradl (LCR Honda), a 28,637s
8. Nicky Hayden (Ducati), a 28,869s
9. Valentino Rossi (Ducati), a 34,852s
10. Hector Barberá (Pramac Racing Team Ducati), a 35,103s
11. Ben Spies (Yamaha), a 38,041s

comentários    |    comentar    |    partilhar    |    imprimir    |    enviar    |    reportar erro
ENVIAR POR EMAIL O ARTIGO
O seu Nome: *
O seu Email: *
Nome do Amigo: *
Email do Amigo: *
Mensagem:
   * Campo Obrigatório
REPORTAR ERRO
Nome: *
Telefone:
Email: *
Tipo de erro: *
Informações adicionais:
   * Campo Obrigatório